quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

As lições básicas do marketing esportivo – Patrocínio.


Esta vem do site http://www.mundodomarketing.com.br/ por Luciano Augusto, gerente de marketing e relações esportivas da Lotto no Brasil.

Até pela política da empresa em que trabalha seus conceitos estão voltados principalmente para o patrocínio e ele resume bem esta ferramenta bastante forte do marketing esportivo.

É inevitável que alguma grande marca seja esportiva ou não vincule seu nome a uma grande estrela, no nosso caso um grande atleta, dái surge a força do patrocínio tanto para iniciar a vida de um atleta de base como para o fortalecimento ou posicionamento de uma marca. E o que difere o Brasil dos EUA por exemplo, são a políticas públicas de incentivo com apoio desde a universaidade.

Mas o ponto principal na visão de Luciano Augusto é o envolvimento da marca com o público , principalmente nas transmissões de TV o que acaba justificando o apoio financeiro ao atleta dado o retorno espontâneo de mídia e finaliza, o patrocínio é uma das melhores ferramentas pra quem quer atingir um público de massa num curo período. Os números nos EUA em patrocínio chegam a US$10 milhões ao ano.

O fator preponderante para o sucesso de uma ação de patrocínio esta aliada à transmissão televisiva uma vez que consegue a atenção do público atingindo paixão e emoção, artifícios vitais para estratégias de marketing voltadas ao esporte.

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