sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Divulgando...


Divulgando...

Este mês acontece dois eventos interessantes sobre marketing esportivo em duas faculdades aqui de SP.

Para quem tiver interesse segue as informações abaixo:

Dia 13/11.

VI Evento Marketing Esportivo FEA-USP

“Marketing esportivo e a motivação dos atletas: Dinheiro ou Glória?”

13:00: Abertura do Prof. Carlos Roberto Azzonni e palestra do Prof. Dr. Marcos Cortez Campomar.
14:00: Palestra de Antonio Moreno Neto, presidente do ECP.15:30: Palestra de Roberto Shinyashiki, psiquiatra do C.O.B em Sydney.
17:00: Coffe-break.
17:30: Palestra do ex-judoca e vereador Aurélio Miguel.
19:00: Palestra de Paulo Pompilio, diretor de relações corporativas do grupo Pão de Açúcar.

Mais informações: http://marketingesportivo2008.blogspot.com/ ou na Atlética da FEA 11-3091-5990
Custo R$10,00

O Segundo evento será na ESPM “Fórum ESPM Copa 2014”, que será realizado no Campus da Pós-graduação da ESPM, nos dias 25 e 26 de novembro.
Clique na imagem acima para todas informações.
Custo R$250,00

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Fórmula 1 por dentro. (parte 2)


Durante este final de semana por dentro da Formula 1 cheguei à conclusão de que não existe exemplo maior de marketing esportivo no mundo do que a Fórmula 1.
Este evento envolve tudo o que se pode imaginar dos conceitos de marketing. É um evento mundial, envolve um público enorme em cada etapa, “naming rights” diferentes para cada circuito, exposição, merchandising entre outras formas de comunicação.

É impossível imaginar quantas são as marcas envolvidas em cada etapa, tentei numerar algumas delas durante uma volta pelo circuito e verifiquei marcas bancos (Santander), bebidas (Nova Schin e Johnnie Walker), combustível (petrobras e shell), cruzeiros (MSC) e turismo, cigarro (Marbolro - ainda conseguem ter seus camarotes vips) montadoras (Toyota, Renault) telefonia (telefonica) entre outros, mas, o mais surpreendente deles para mim foi o patrocínio da Braskem como um dos principais patrocinadores ao lado da Petrobras, Johnnie Walker e Banco Santander.

Se pensarmos, existe relação entre a Braskem e a Fórmula 1? Aparentemente não, mas, serviu para que fosse lançado um novo polietileno da empresa, chamado de plástico verde. Desenhado por Oscar Niemeyer os troféus levavam este material e a visibilidade da marca na entrega dos troféus já chamou a atenção para a atividade da empresa.

Tudo que envolve a Formula 1 parece que foi feito para algum tipo de propaganda ou anuncio, deixa uma impressão de que a corrida em si serve apenas como uma desculpa para toda esta exibição de marcas, mas nada seria deste evento se na estivesse aliado a um esporte competitivo que acima de tudo envolve a emoção dos envolvidos.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

A Fórmula 1por dentro. (parte 1)


Tive o prazer de fazer passar este final de semana por dentro da organização do GP Brasil de Formula 1, fiz parte da equipe de imprensa mas especificamente no setor das cabines de TV e rádios nacionais e internacionais.

A parte do meu trabalho por lá, gostaria de expor aqui alguns dados que sobre o que mobiliza este que é o maior evento de SP, seguem dados ainda extra-oficiais de fontes internas:

- 130.000 mil pessoas passaram pelo autódromo nos 3 dias de treinos e na corrida.
- Entre 70.000 e 80.000 pessoas no dia da corrida.
- 8.000 pessoas envolvidas entre segurança, limpeza, fiscais de pista, médicos, etc...
- 30.000 empregos indiretos criados às custas do GP Brasil.
- Cerca de 400 pousos de helicópteros no dia da corrida

- 20 TVs e rádios internacionais de 15 países diferentes.

- 4 rádios nacionais e uma emissora de TV.

Esses números reforçam ainda mais o esforço da prefeitura de SP para além de reformar (ou maquiar) o autódromo para este ano, também firmar o acordo por mais 6 anos para que o GP Brasil continue em São Paulo até 2014.

Goal.com Live Scores