quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O peso da NFL…

googleAcompanhando os jogos desta temporada da NFL, me chamou a atenção os radio comunicadores que os técnicos usam, como este ai da foto.
Percebi que todos eram da Motorola, e que isso não poderia ser de graça obviamente tamanho os números e contratos comercias que envolvem a liga.

Foi ai que resolvi pesquisar este acordo entre Motorola e NFL e encontrei as seguintes informações, primeiro que o acordo foi prorrogado em 2006 por 5 anos e justamente neste contrato afirma que a Motorola segue até 2011 como fornecedor exclusivo de produtos relacionados a telecomunicações das 32 franquias da liga e se compromete a manter desenvolvimento de novas tecnologias, além disso tem direito a conteúdos exclusivos no site oficial da NFL, onde tudo relacionado a “mobile” aparece em celulares da Motorola, tem ainda o direito ao “Motorola Coach of the Week” que é uma eleição via site após cada rodada e leva o nome da empresa para o melhor técnico da semana. Isso ainda garante a empresa ser a uma das únicas duas empresas patrocinadoras oficiais que aparece nos jogos durante as transmissões.

O valor do contrato é de US$250 milhões pelos 5 de contrato ou US$50 milhões por ano, e de que forma foi justificado isso, simplesmente pelo fato de se poder desenvolver tecnologia e estar associada a uma das mais influentes ligas esportiva do mundo e nas palavras do CEO da Motorola, Ed Zander, “Uma poderosa plataforma de marketing!”.

Nesse comprometimento em desenvolver novas tecnologias que estreou a mais a nova modernidade da liga, um comunicador entre técnico e jogadores da defesa.
A Motorola desenvolveu um capacete com comunicação entre o técnico e dois jogadores defensivos, onde apenas um dos dois pode estar em campo ao mesmo tempo, por regra (os capacetes com o comunicador são identificados com uma marca verde). O mais interessante é que foi desenvolvido um sistema de freqüência com mais de 268 milhões códigos para evitar a captação indevida, isso é uma extensão do que já se tem para os quarterbacks desde a temporada 1994/95, mas o comprometimento em desenvolver tecnologia para o esporte segue adiante.

Isso é um exemplo da exploração de uma liga forte, contratos de valores altos aliadas a empresas gigantes e retorno para o espetáculo, enquanto isso no Brasil quando uma empresa sinaliza pelos direitos de transmissão ou direito de uso por um campeonato (tittle sponsor) mais especificamente o futebol, acaba sendo reprimido pela burocracia ou por interesses distintos e os clubes brasileiros seguem cada vez mais endividados e o nível cada vez mais baixo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

NBA na China.


Ontem, 12 de Outubro de 2008, em Londres antes do jogo entre Miami Heats e New Jersey Nets na O2 arena, foi anunciada uma “joint venture” entre NBA e o grupo AEG (Anschutz Entertainment Group) para desenvolvimento de 12 arenas multi uso nas principais cidades chinesas.

O plano que que ainda não tem locações definidas nem data de inicio, mas nas palavras de David Stern, comissário da NBA, disse “Estamos pensando nos próximos 20 anos não nos próximos dois anos”. Indicando ainda que as novas arenas poderão ser erguidas do zero ou reformando antigas instalações.

Na verdade, o que iniciou esta conversa entre uma das mais importantes ligas de profissionais do mundo (NBA) com a uma empresa especialista em desenvolvimento de arenas e entretenimento (AEG), foi justamente um jogo da pré-temporada 2007/08 num evento chamado de NBA Europe Live, e numa sociedade que pretende viabiliza o aumento das condições de marketing da NBA para além de Canada e EUA, onde as franquias só têm condições de excursionar para a Europa, que é o que vem sendo feito nos últimos 3 anos.

O legado que pretende deixar vai alem das condições esportivas, para cada nova arena terá ainda: local de entretenimento, restaurantes, área de comércio, além de cinemas e hotéis.

A NBA tem mantem atualmente relação com 51 emissoras chinesas além da parceria de 20 anos com a transmissora local CCTV.

O plano entre NBA e AEG que terá ainda apoio do governo de ambos os paises alem de agencias locais de desenvolvimento, irá gerenciar além de eventos envolvendo basketball também eventos de outros esportes, shows, eventos culturais e convenções.
Nada melhor que uma relação entre um dos esportes mais aclamados pelos chineses que tem m Yao Ming um de seus maiores ídolos no esporte, atuando pelo Houston Rockets e um mercado gigante com uma classe média crescente e ávidos por consumo de novidades do mundo ocidental. Foi justamente nessa relação que a NBA e AEG firmaram um acordo que visa aumentar ainda mais os negócios de ambos no mercado chinês.

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