sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Patrocínio vs Audiência.
A queda do Corinthians para a série B de 2008, gerou a crise entre a antiga patrocinadora a Samsung (desde 2005) e o clube que decidiram por não renovar.
Encarando isso como um ponto de vista positivo para a exposição de sua marca, uma vez que quase a totalidade dos jogos do Corinthians acabaram sendo transmitidos ao vivo, a Medial Saúde decidiu por assinar o maior contrato de patrocínio em vigor no Brasil, com valores na casa de R$16,5 milhões
Porém o fato do acordo ser apenas para o ano de 2008 e as recentes informações sobre os níveis de audiência do campeonato brasileiro da séria A com uma queda de 22,2 pontos no Ibope em 2007 para 19,7 em 2008 fazendo com que rede Globo perdesse cerca de 12% da participação em televisores ligados este ano.
Esses números dão força ao Corinthians renovar com a Medial Saúde pelo sugerido valor, já em negociação, na casa de R$20 milhões e nada melhor que esta comprovação da representatividade da “marca” Corinthians, para o clube poder almejar valores cada vez maiores em seus contratos.
Mas, além disso, o que precisa ser melhor estudado e explorado de forma positiva através de gestão profissional, é que um clube com tanta representatividade em todo território nacional deveria ter fontes alternativas de receita se baseando nestes números e se tornar cada vez menos refém da cotas de TV e venda de jogadores.
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Adriano Minghini
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quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Liverpool anuncia acordos no valor de £10 milhões.
Os acordos do clube envolvem 4 diferentes ramos de atividades: turismo, apostas on-line, vídeo games e corridas.
As empresas envolvidas em cada um desses ramos são, Thomas Cook, que proporcionará pacotes de viagens para os jogos fora de Liverpool na UEFA Champions League e jogos da liga inglesa. A Konami será parceiro oficial do clube tendo sua principal aparição no futuro lançamento do Pro Evolution Soccer 2009. No ramo de apostas on-line, setor que esta fortemente envolvido com o futebol na europa, terá a Paddy Power como parceiro oficial com serviço completo para os fãs e informações disponíveis através do site www.liverpooolfc.tv e por final a entrada na Formula Superleague, categoria que tem clubes de futebol representados nas pistas, clubes como Milan, Corinthians, Roma e Flamengo já possuem representantes.
Nas palavras de Ian Ayre, diretor comercial do Liverpool “Estamos entusiasmados com estas novas parcerias. Aliando estas as demais parcerias de classe mundial temos o compromisso de continuar construindo relacionamentos para crescer dentro e fora de campo”.
É continuo e crescente o roll de atividades relacionadas aos grandes clubes de futebol, valores como estes podem ser alcançados diversificando as receitas dos clubes, é assim que devem pensar os clubes brasileiros e se tornarem cada vez menos dependentes das vendas de novos talentos!
As empresas envolvidas em cada um desses ramos são, Thomas Cook, que proporcionará pacotes de viagens para os jogos fora de Liverpool na UEFA Champions League e jogos da liga inglesa. A Konami será parceiro oficial do clube tendo sua principal aparição no futuro lançamento do Pro Evolution Soccer 2009. No ramo de apostas on-line, setor que esta fortemente envolvido com o futebol na europa, terá a Paddy Power como parceiro oficial com serviço completo para os fãs e informações disponíveis através do site www.liverpooolfc.tv e por final a entrada na Formula Superleague, categoria que tem clubes de futebol representados nas pistas, clubes como Milan, Corinthians, Roma e Flamengo já possuem representantes.
Nas palavras de Ian Ayre, diretor comercial do Liverpool “Estamos entusiasmados com estas novas parcerias. Aliando estas as demais parcerias de classe mundial temos o compromisso de continuar construindo relacionamentos para crescer dentro e fora de campo”.
É continuo e crescente o roll de atividades relacionadas aos grandes clubes de futebol, valores como estes podem ser alcançados diversificando as receitas dos clubes, é assim que devem pensar os clubes brasileiros e se tornarem cada vez menos dependentes das vendas de novos talentos!
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Adriano Minghini
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14:50
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segunda-feira, 20 de outubro de 2008
O efeito Beckham.
Muito já se comentou e falou sobre David Beckham ao longo dos anos, ele é realmente um excelente jogador de futebol, ou apenas um produto de marketing?
Tanto faz, mas desde sua chegada à Major League Soccer em Julho de 2007 definitivamente foi um marco no soccer americano, e tudo isso não foi por acaso. É fato que a média de público saltou 15.179 para 20.107 entre 2006 e 2007 (nos playoffs, fonte no site da própria MLS http://www.mlsnet.com/) e muito além disso colocou novamente ou pela primeira vez os EUA no foco das noticias do futebol mundial.
Mas o efeito Beckham vai além disso, a mobilização que foi feita para que fosse viável sua transferência ao LA Galaxy foi além das quatro linha e para isso foi necessário inclusive a mudança nas regras de transferências da liga, ainda em 2006 Designated Player Law, regra que alivia os clubes a terem um jogador que extrapole o valor do teto salarial da liga, foi ai que se criou a brecha pra grandes jogadores serem contratados.
Assim a liga continua expandido sua atratividade, já estão previstos a entrada de mais duas franquias para 2009 e 2010, Seattle e Filadelfia investindo US$30 milhões cada uma, o que faza a liga dar ainda mais sinais de caminhar rumo a lucratividade e pelos números de LA Galaxy, Toronto FC e FC Dallas, já sairam do deficit para um retorno razoavel, os três juntos faturaram US$6,7 Milhões. Só como exemplo, o contrato entre LA Galaxy e Herbalife, US$4 milhões ao ano e o fato das camisas número 23 de Beckham terem sido a camisa esportiva mais vendida dentro dos EUA. Superando inclusive réplicas da NBA, NFL e MLB.
Por essas e outras, que ainda deficitário mas num caminho bastante ascendente e com perspectivas muito interessantes que a Major League Soccer já tenha despertado inclusive o interesse do FC Barcelona e ter uma franquia nos proximos anos!
Tanto faz, mas desde sua chegada à Major League Soccer em Julho de 2007 definitivamente foi um marco no soccer americano, e tudo isso não foi por acaso. É fato que a média de público saltou 15.179 para 20.107 entre 2006 e 2007 (nos playoffs, fonte no site da própria MLS http://www.mlsnet.com/) e muito além disso colocou novamente ou pela primeira vez os EUA no foco das noticias do futebol mundial.
Mas o efeito Beckham vai além disso, a mobilização que foi feita para que fosse viável sua transferência ao LA Galaxy foi além das quatro linha e para isso foi necessário inclusive a mudança nas regras de transferências da liga, ainda em 2006 Designated Player Law, regra que alivia os clubes a terem um jogador que extrapole o valor do teto salarial da liga, foi ai que se criou a brecha pra grandes jogadores serem contratados.
Assim a liga continua expandido sua atratividade, já estão previstos a entrada de mais duas franquias para 2009 e 2010, Seattle e Filadelfia investindo US$30 milhões cada uma, o que faza a liga dar ainda mais sinais de caminhar rumo a lucratividade e pelos números de LA Galaxy, Toronto FC e FC Dallas, já sairam do deficit para um retorno razoavel, os três juntos faturaram US$6,7 Milhões. Só como exemplo, o contrato entre LA Galaxy e Herbalife, US$4 milhões ao ano e o fato das camisas número 23 de Beckham terem sido a camisa esportiva mais vendida dentro dos EUA. Superando inclusive réplicas da NBA, NFL e MLB.
Por essas e outras, que ainda deficitário mas num caminho bastante ascendente e com perspectivas muito interessantes que a Major League Soccer já tenha despertado inclusive o interesse do FC Barcelona e ter uma franquia nos proximos anos!
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