sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Patrocínio vs Audiência.

www.medialcorinthians.com.br
A queda do Corinthians para a série B de 2008, gerou a crise entre a antiga patrocinadora a Samsung (desde 2005) e o clube que decidiram por não renovar.

Encarando isso como um ponto de vista positivo para a exposição de sua marca, uma vez que quase a totalidade dos jogos do Corinthians acabaram sendo transmitidos ao vivo, a Medial Saúde decidiu por assinar o maior contrato de patrocínio em vigor no Brasil, com valores na casa de R$16,5 milhões

Porém o fato do acordo ser apenas para o ano de 2008 e as recentes informações sobre os níveis de audiência do campeonato brasileiro da séria A com uma queda de 22,2 pontos no Ibope em 2007 para 19,7 em 2008 fazendo com que rede Globo perdesse cerca de 12% da participação em televisores ligados este ano.

Esses números dão força ao Corinthians renovar com a Medial Saúde pelo sugerido valor, já em negociação, na casa de R$20 milhões e nada melhor que esta comprovação da representatividade da “marca” Corinthians, para o clube poder almejar valores cada vez maiores em seus contratos.

Mas, além disso, o que precisa ser melhor estudado e explorado de forma positiva através de gestão profissional, é que um clube com tanta representatividade em todo território nacional deveria ter fontes alternativas de receita se baseando nestes números e se tornar cada vez menos refém da cotas de TV e venda de jogadores.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Liverpool anuncia acordos no valor de £10 milhões.

http://superleagueformula.com

Os acordos do clube envolvem 4 diferentes ramos de atividades: turismo, apostas on-line, vídeo games e corridas.

As empresas envolvidas em cada um desses ramos são, Thomas Cook, que proporcionará pacotes de viagens para os jogos fora de Liverpool na UEFA Champions League e jogos da liga inglesa. A Konami será parceiro oficial do clube tendo sua principal aparição no futuro lançamento do Pro Evolution Soccer 2009. No ramo de apostas on-line, setor que esta fortemente envolvido com o futebol na europa, terá a Paddy Power como parceiro oficial com serviço completo para os fãs e informações disponíveis através do site www.liverpooolfc.tv e por final a entrada na Formula Superleague, categoria que tem clubes de futebol representados nas pistas, clubes como Milan, Corinthians, Roma e Flamengo já possuem representantes.

Nas palavras de Ian Ayre, diretor comercial do Liverpool “Estamos entusiasmados com estas novas parcerias. Aliando estas as demais parcerias de classe mundial temos o compromisso de continuar construindo relacionamentos para crescer dentro e fora de campo”.

É continuo e crescente o roll de atividades relacionadas aos grandes clubes de futebol, valores como estes podem ser alcançados diversificando as receitas dos clubes, é assim que devem pensar os clubes brasileiros e se tornarem cada vez menos dependentes das vendas de novos talentos!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O efeito Beckham.

www.mlsnet.com
Muito já se comentou e falou sobre David Beckham ao longo dos anos, ele é realmente um excelente jogador de futebol, ou apenas um produto de marketing?

Tanto faz, mas desde sua chegada à Major League Soccer em Julho de 2007 definitivamente foi um marco no soccer americano, e tudo isso não foi por acaso. É fato que a média de público saltou 15.179 para 20.107 entre 2006 e 2007 (nos playoffs, fonte no site da própria MLS http://www.mlsnet.com/) e muito além disso colocou novamente ou pela primeira vez os EUA no foco das noticias do futebol mundial.

Mas o efeito Beckham vai além disso, a mobilização que foi feita para que fosse viável sua transferência ao LA Galaxy foi além das quatro linha e para isso foi necessário inclusive a mudança nas regras de transferências da liga, ainda em 2006 Designated Player Law, regra que alivia os clubes a terem um jogador que extrapole o valor do teto salarial da liga, foi ai que se criou a brecha pra grandes jogadores serem contratados.

Assim a liga continua expandido sua atratividade, já estão previstos a entrada de mais duas franquias para 2009 e 2010, Seattle e Filadelfia investindo US$30 milhões cada uma, o que faza a liga dar ainda mais sinais de caminhar rumo a lucratividade e pelos números de LA Galaxy, Toronto FC e FC Dallas, já sairam do deficit para um retorno razoavel, os três juntos faturaram US$6,7 Milhões. Só como exemplo, o contrato entre LA Galaxy e Herbalife, US$4 milhões ao ano e o fato das camisas número 23 de Beckham terem sido a camisa esportiva mais vendida dentro dos EUA. Superando inclusive réplicas da NBA, NFL e MLB.

Por essas e outras, que ainda deficitário mas num caminho bastante ascendente e com perspectivas muito interessantes que a Major League Soccer já tenha despertado inclusive o interesse do FC Barcelona e ter uma franquia nos proximos anos!

Goal.com Live Scores