Acompanhando os jogos desta temporada da NFL, me chamou a atenção os radio comunicadores que os técnicos usam, como este ai da foto.Percebi que todos eram da Motorola, e que isso não poderia ser de graça obviamente tamanho os números e contratos comercias que envolvem a liga.
Foi ai que resolvi pesquisar este acordo entre Motorola e NFL e encontrei as seguintes informações, primeiro que o acordo foi prorrogado em 2006 por 5 anos e justamente neste contrato afirma que a Motorola segue até 2011 como fornecedor exclusivo de produtos relacionados a telecomunicações das 32 franquias da liga e se compromete a manter desenvolvimento de novas tecnologias, além disso tem direito a conteúdos exclusivos no site oficial da NFL, onde tudo relacionado a “mobile” aparece em celulares da Motorola, tem ainda o direito ao “Motorola Coach of the Week” que é uma eleição via site após cada rodada e leva o nome da empresa para o melhor técnico da semana. Isso ainda garante a empresa ser a uma das únicas duas empresas patrocinadoras oficiais que aparece nos jogos durante as transmissões.
O valor do contrato é de US$250 milhões pelos 5 de contrato ou US$50 milhões por ano, e de que forma foi justificado isso, simplesmente pelo fato de se poder desenvolver tecnologia e estar associada a uma das mais influentes ligas esportiva do mundo e nas palavras do CEO da Motorola, Ed Zander, “Uma poderosa plataforma de marketing!”.
Nesse comprometimento em desenvolver novas tecnologias que estreou a mais a nova modernidade da liga, um comunicador entre técnico e jogadores da defesa.
A Motorola desenvolveu um capacete com comunicação entre o técnico e dois jogadores defensivos, onde apenas um dos dois pode estar em campo ao mesmo tempo, por regra (os capacetes com o comunicador são identificados com uma marca verde). O mais interessante é que foi desenvolvido um sistema de freqüência com mais de 268 milhões códigos para evitar a captação indevida, isso é uma extensão do que já se tem para os quarterbacks desde a temporada 1994/95, mas o comprometimento em desenvolver tecnologia para o esporte segue adiante.
Isso é um exemplo da exploração de uma liga forte, contratos de valores altos aliadas a empresas gigantes e retorno para o espetáculo, enquanto isso no Brasil quando uma empresa sinaliza pelos direitos de transmissão ou direito de uso por um campeonato (tittle sponsor) mais especificamente o futebol, acaba sendo reprimido pela burocracia ou por interesses distintos e os clubes brasileiros seguem cada vez mais endividados e o nível cada vez mais baixo.
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