quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A Fórmula 1 por dentro. (parte 2)


Durante este final de semana por dentro da Formula 1 cheguei à conclusão de que não existe exemplo maior de marketing esportivo no mundo do que a Fórmula 1.
Este evento envolve tudo o que se pode imaginar dos conceitos de marketing. É um evento mundial, envolve um público enorme em cada etapa, “naming rights” diferentes para cada circuito, exposição, merchandising entre outras formas de comunicação.

É impossível imaginar quantas são as marcas envolvidas em cada etapa, tentei numerar algumas delas durante uma volta pelo circuito e verifiquei marcas bancos (Santander), bebidas (Nova Schin e Johnnie Walker), combustível (petrobras e shell), cruzeiros (MSC) e turismo, cigarro (Marbolro - ainda conseguem ter seus camarotes vips) montadoras (Toyota, Renault) telefonia (telefonica) entre outros, mas, o mais surpreendente deles para mim foi o patrocínio da Braskem como um dos principais patrocinadores ao lado da Petrobras, Johnnie Walker e Banco Santander.

Se pensarmos, existe relação entre a Braskem e a Fórmula 1? Aparentemente não, mas, serviu para que fosse lançado um novo polietileno da empresa, chamado de plástico verde. Desenhado por Oscar Niemeyer os troféus levavam este material e a visibilidade da marca na entrega dos troféus já chamou a atenção para a atividade da empresa.

Tudo que envolve a Formula 1 parece que foi feito para algum tipo de propaganda ou anuncio, deixa uma impressão de que a corrida em si serve apenas como uma desculpa para toda esta exibição de marcas, mas nada seria deste evento se na estivesse aliado a um esporte competitivo que acima de tudo envolve a emoção dos envolvidos.

Nenhum comentário:

Goal.com Live Scores