
Que o poker se transformou em febre desde que começou a ser transmitido pela ESPN em 1993 nos EUA e já há alguns anos aqui no Brasil já é sabido, mas os detalhes deste esporte ou jogo de azar (não vamos entrar nesta questão, pois cada um defende um ponto de vista) vão além dos prêmios pagos nos campeonatos.
O WSOP é propriedade de Harrah’s Entertainment e tem acordado de 2006 até 2010 exibição pelo canal ESPN, com patrocínio principal da Milwaukee’s Best Ligh da cervejaria Miller e em 2008 teve uma mudança na data e no formato de transmissão da mesa final, que aconteceu 5 meses após um torneio eliminatório de 6844 jogadores. Já em 2007 foi comercializado pela ESPN PPV a venda do evento final em transmissão direta.
A mesa com os 9 finalistas aconteceu entre os dias 9 e 10 de novembro e a ESPN transmitiu no dia 11. E foi justamente este prolongamento e a criação da expectativa para se conhecer apenas um dia depois da coroação do novo campeão que fez com a audiência aumentasse cerca de 50% (de 1.25 lares para 1.9 milhões de lares nos EUA) superando, por exemplo, a liga de Baseball em 38% (MLB – temporada regular) e 49% sobre a temporada regular da NBA 07/08.
O que justifica este aumento além do aumento natural que se tem hoje de jogadores de poker no mundo, foi à adição do elemento de expectativa criado para se saber que seria o novo vencedor, já que nos anos anteriores como a transmissão era reprisada bem depois de ser finalizado o torneio, já era sabido de antemão o vencedor.
O WSOP ainda envolve outros patrocinadores sendo: SoBe (energético da Pepsi), Helene Curti’s Degree (desodarante) , Bicycle Pro (baralhos), revista Bluff, Levitra (medicamento masculino da Bayer), Hershey Company (chocolates), GLU jogos para celulares, Activision (criação de jogos para video games), Mr Nut Planters (kraft alimentos) estes acordos geram mais de 1 milhão de dólares em receitas para a Harrah’s.
Além de merchandising e artigos comercializados de forma oficial nos sites e lojas oficiais.
Para finalizar as palavras de Jonh Wildhack da ESPN, “o acordo com a Harrah’s é nosso comprometimento em fornecer aos aficcionados e espectadores casuais competições de alto nível e entretenimento” nada melhor de que um produto como o World Series of Poker para atingir este objetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário